A área da odontologia é extremamente competitiva, por isso, é importante encontrar caminhos que te ajudem a se destacar da concorrência. E um deles consiste em firmar parcerias com empresas como estratégia para o crescimento de sua clínica ou consultório.
Essa colaboração pode trazer benefícios de diferentes formas para o seu negócio, desde a ampliação da base de pacientes até a criação de novos nichos de atuação na sua carreira.
A seguir, separamos algumas dicas de como você pode começar a ir atrás dessas parcerias.
As parcerias com empresas são acordos estratégicos que podem ser feitos entre o seu consultório ou clínica odontológica com outros empreendimentos, como estabelecimentos de seu bairro.
A lista pode incluir desde clínicas de outras áreas de atuação, como medicina, psicologia e nutrição, além de pequenos e médios negócios que podem se beneficiar com serviços odontológicos, como escolas, universidades, clínicas de estética, SPAs, academias, salões de beleza, entre outros.
Veja os benefícios que firmar essas parcerias pode oferecer a você:
Uma das principais vantagens em estabelecer esses acordos está em aumentar a divulgação de seus serviços para mais pessoas. Você pode oferecer seus tratamentos com descontos ou brindes para colaboradores e frequentadores de outro estabelecimento, por exemplo.
Em troca, pode divulgar em seu consultório serviços da parceria, como permuta. Isso gera uma maior procura de novos pacientes para o seu consultório, o que pode levar a indicações para um público maior, aumentando seu faturamento ao longo dos meses.
Ao investir em parcerias de empresas que não são do mesmo nicho de mercado que o seu, você pode conhecer áreas da odontologia a serem exploradas.
Por exemplo, ao firmar uma parceria com uma clínica de estética, você pode optar por buscar especializações em harmonização orofacial, oferecendo mais serviços para o público que frequenta aquele estabelecimento.
Ou então, ao divulgar seus serviços ao corpo docente de uma instituição de ensino, pode se especializar em odontologia pediátrica para também ampliar seus esforços aos alunos, e assim por diante.
Outra vantagem associada às novas parcerias é a capacidade de ampliar a sua expertise.
Por exemplo, ao realizar acordos com uma clínica de nutrição ou de psicologia, você pode entender como funcionam alguns processos organizacionais e gerenciais para adotar no seu consultório.
Ao mesmo tempo, também pode dar dicas do que você já utiliza na sua clínica, servindo como uma via de mão dupla para agregar conhecimento.
Para começar a firmar parcerias com empresas e ampliar a divulgação de sua clínica ou consultório odontológico, é importante que você tome alguns cuidados prévios:
Antes de mais nada, é importante entender com quem você está prestes a fechar uma parceria. Para isso, faça a identificação do público que espera atingir e avalie quais marcas e empresas fazem sentido para a proposta.
Vale também pesquisar acerca da história e valores da outra companhia, além de realizar uma abordagem personalizada, que vise listar os benefícios que ambos os negócios ganharão com a parceria.
Como parte fundamental para firmar parcerias com empresas, é importante que você deixe a proposta vantajosa para ambas as partes. Ofereça brindes, descontos, tratamentos exclusivos, entre outros serviços que agreguem valor à oferta,
Seja para entender mais a respeito do público que você espera atingir ou para compartilhar conhecimento sobre sua área para seus parceiros, não deixe de participar, e até mesmo ministrar cursos, palestras e workshops.
Além disso, organize eventos e reuniões de networking. Por meio dessas ações, você pode, inclusive, ter acesso a uma lista de presença com informações de contato dos participantes, que podem acabar virando seus futuros pacientes.
Para aumentar sua base de pacientes, vale a pena também se especializar em áreas da odontologia que te ajudem a segmentar seu público. Uma delas é a odontologia do trabalho, que promove a saúde bucal de funcionários em empresas e organizações.
Uma vez que você já viu como buscar por parcerias de sucesso com a sua clínica ou consultório odontológico, vale a pena seguir alguns cuidados para manter esse acordo saudável e longevo:
Deixe bem explícito, desde o momento em que a parceria com empresas for feita, quais os objetivos e metas para os dois lados, para evitar desalinhamentos e propósitos que fogem do escopo do que foi acordado.
Lembre-se que sua profissão vem em primeiro lugar, dentista. Por isso, procure formas de se assegurar juridicamente.
É importante ainda que, numa parceria sólida com as empresas, você mantenha uma comunicação presente. Realize visitas e reuniões com periodicidade pré-definida, aponte problemas e soluções, e mantenha um bom relacionamento para gerar confiança.
Por fim, não se esqueça de apresentar o progresso que a parceria com empresas tem trazido ao seu negócio e também ao outro lado do acordo. É importante avaliar se os frutos colhidos estão valendo pelo esforço e identificar os próximos passos para o futuro do seu negócio.
Para que você consiga fechar mais parcerias com empresas, é necessário que a sua clínica esteja em ordem, para convencer seus potenciais parceiros de negócios a confiarem nos seus serviços.
E para te ajudar nessa organização, nada melhor do que poder contar com o Simples Dental, o software odontológico número 1 da América Latina. Com ele, você digitaliza seus processos, dá um fim na papelada dos documentos e agiliza suas demandas.