Você costuma fazer o controle de estoque da sua clínica ou consultório odontológico, dentista? Mais do que apenas um cuidado na sua rotina, essa ação garante que você tenha uma melhor organização e ajuda a evitar desperdícios.
Como consequência, os custos também acabam sendo reduzidos na hora do fechamento. Mas se você não sabe por onde começar o gerenciamento do seu estoque e o que fazer para garantir que seja feito corretamente, não se preocupe.
No conteúdo a seguir, você encontrará dicas sobre como criar esse controle e também mais benefícios que ele pode te oferecer:
Pense que está na seguinte situação: você realiza uma compra de materiais odontológicos para o mês, mas alguém da sua equipe acaba precisando pegar uma quantidade maior de um dos itens e não existe um controle que demonstre entrada e saída do estoque.
Daí, quando você precisar novamente desse item, ele não estará lá, gerando uma situação de constrangimento e também de gastos supérfluos com taxas de urgência para encomendar o material.
Se fosse feito um inventário com todos os itens que foram retirados ou comprados, você certamente teria como prever que um material está em falta ou prestes a acabar, e teria noção de quanto gastaria com isso.
Esse é apenas um exemplo do que pode acabar acontecendo no seu consultório ou clínica quando não existe um controle de estoque. Veja a seguir outros benefícios que essa prática pode trazer na sua rotina:
Uma vez que você optou por ter esse tipo de gerenciamento no seu negócio, uma das vantagens é que o seu inventário ficará organizado.
Uma boa organização é importante em qualquer âmbito da vida, tanto pessoal quanto profissional. Quando olhamos para um consultório odontológico, é certo que nenhum paciente fica confortável sendo atendido em salas desorganizadas em uma clínica, certo?
Mesmo se você consegue se organizar sem a presença de um controle de estoque, o que você faria em caso de perdas repentinas ou não planejadas?
Qualquer profissional está sujeito a lidar com imprevistos como roubos de equipamentos, catástrofes naturais, infiltrações, alagamentos, desabamentos, entre outras situações desagradáveis.
Por isso, ter um gerenciamento eficiente permite que você compreenda mais a respeito dessas perdas caso elas ocorram, para ajudar a calcular prejuízos e gastos extras quando necessário.
Outro benefício associado ao controle de estoque é que você consegue visualizar de forma mais simplificada as quantidades de cada material odontológico, tornando as informações mais claras e auxiliando na comunicação com os outros membros de sua equipe.
Ao evitar gastos urgentes com fretes, cancelamentos de última hora e materiais que possam estar em falta, você também pode acabar poupando despesas ao optar pelo controle de estoque no seu dia a dia.
➡️ 7 práticas de gestão de tempo para ampliar seus ganhos
Por fim, outra vantagem é que um controle de estoque organizado permite que você possa criar um relacionamento mais saudável e direto com seus fornecedores, e isso pode ser benéfico para a sua clínica, gerando recomendações e até mesmo descontos nos preços de insumos.
Agora que você já está por dentro de alguns dos benefícios que um controle de estoque eficiente pode te oferecer, outra decisão que vale a pena levar em conta é escolher a forma em que o gerenciamento será feito.
Embora alguns dentistas prefiram fazer tudo da maneira tradicional, por meio de papel, hoje em dia existem muitas funcionalidades que tornam a opção digital mais indicada para o seu negócio. Veja alguns destaques:
Para iniciar sua organização digital, nada melhor do que optar por um software odontológico que te dê segurança e que auxilie em cada etapa do seu gerenciamento.
Veja como o Simples Dental pode te ajudar a otimizar o controle do inventário de sua clínica:
O processo inicial é montar o seu próprio inventário. Liste todos os itens que façam parte do estoque e as suas respectivas especificações, como os tipos de material, fornecedores e quantidades.
Para tornar essa parte mais rápida, você pode contar com a função de Controle de Estoque do Simples Dental, que permite que você cadastre novas entradas e atualize as já existentes.
Uma vez que o seu inventário esteja pronto, você precisa apresentá-lo para os outros membros da sua equipe.
Demonstre como deve ser feito o controle e comunique de forma clara como isso ajudará na organização geral da clínica, especialmente quando há múltiplos profissionais atuando no mesmo consultório.
Pode ser necessário editar um item do inventário ou atualizar alguma especificação. Com o Controle de Estoque do Simples Dental, isso pode ser feito rapidamente, sempre que precisar adicionar ou retirar detalhes nas descrições dos produtos.
Quando você precisar descobrir quem pegou um item do inventário ou em que momento isso foi feito, você também pode acessar o histórico do seu controle, para compreender os motivos por trás de cada item retirado ou adicionado.
Conte com o melhor software odontológico do mercado para tornar sua rotina de trabalho mais organizada!
Além do controle de estoque, você ainda pode aproveitar ferramentas que permitem essa praticidade, como a Agenda Online, os Relatórios de Venda e muito mais!