Para que as vendas no seu consultório ou clínica odontológica continuem a prosperar, é importante manter um contato amigável com seus pacientes. Essa aproximação pode acabar fidelizando-os na hora de escolher por procedimentos da área.
Porém, como fazer esse contato sem soar intrusivo para seu público? A solução pode estar em seguir um follow-up de vendas bem-feito, e que, ao mesmo tempo, te ofereça organização e praticidade no dia a dia.
Quer saber como fazer esse tipo de acompanhamento? Separamos a seguir um passo a passo do que não pode faltar.
Um follow-up de vendas nada mais é do que realizar um acompanhamento para saber se o seu potencial paciente está prestes a agendar uma consulta ou escolher um tratamento, por exemplo.
O intuito dessa estratégia é evitar que o possível paciente acabe desistindo da ideia de optar pelos seus serviços, ajudando-o com eventuais dúvidas e amparando-o de acordo com suas necessidades.
Além disso, o follow-up também serve de guia para o paciente entender qual é o tratamento mais indicado para cada caso, usando de seus conhecimentos como base para dar o melhor direcionamento.
Confira a seguir alguns dos benefícios de aplicar essa técnica:
Ao realizar o follow-up, você demonstra que possui interesse genuíno em seus pacientes, e com isso, cria um vínculo de confiança para que ele se sinta confortável em marcar consultas e agendar mais tratamentos.
A estratégia também permite que você possa compreender melhor o seu público, incluindo suas dores e necessidades. Com base nisso, é possível criar um script de vendas personalizado, que atenda seus objetivos.
Outro benefício associado à prática de fazer um follow-up contínuo é conseguir fechar orçamentos que ficaram em aberto e que não tiveram mais retorno. Muitas vezes na correria cotidiana, os pacientes podem se esquecer de responder, é por isso que a técnica pode ser bem-vinda, quando feita de forma amigável.
➡️ 6 técnicas de vendas para aumentar seu faturamento
Ao definir um follow-up bem construído, você também irá reparar que a organização de sua clínica ou consultório odontológico melhorará. Isso porque o agendamento de consultas fica mais flexível, e se ele for feito de forma tecnológica com um software ao invés das agendas de papel, ficará menos burocrático.
E para saber como aposentar de vez os papéis de sua clínica, veja a dica do CEO do Simples Dental, Ramon Maciel:
Além da estratégia de vendas, você também pode se beneficiar com a tomada de decisões a longo prazo, uma vez que ganha previsibilidade de faturamento ao criar relacionamentos duradouros com seus pacientes.
Um dos pontos-chave para um follow-up de vendas de sucesso é instruir sua secretária acerca de como usar essa técnica em seu dia a dia.
Por isso, separamos a seguir um passo a passo para você repassar no seu treinamento:
Saber o momento certo em que é preciso entrar em contato com o paciente, sem que isso pareça intrusivo, é primordial na conduta do seu time. Por isso, é importante saber diferenciar situações que precisam de uma resposta imediata das que podem esperar.
Por exemplo, quando um paciente demonstra interesse, mas não agenda ainda uma consulta, pode ser uma oportunidade para entender o que está impedindo-o de agendar e buscar quebrar objeções. Outro caso comum: pedir um feedback de avaliação de como foi a consulta.
Criar um script de vendas pode tornar os retornos identificados durante o follow-up mais precisos. Para isso, é necessário que você consiga antecipar as possibilidades de respostas de seus pacientes e demonstrar dados que comprovem sua expertise nos tratamentos odontológicos.
Não se esqueça que um follow-up deve ter um tom leve e descontraído, sem soar como uma obrigação ao paciente, e, ao mesmo tempo, conter uma linguagem pensada para incentivar a tomada de ações.
Ou seja, o ideal é encontrar o equilíbrio, dando o tempo e espaço ao paciente, mas lembrando-o eventualmente de marcar consultas, fechar orçamentos, entre outras decisões.
Reforce com sua secretária que um follow-up de vendas bem-sucedido é aquele que se mantém mesmo após o fechamento da venda ou do orçamento.
Isso quer dizer que dar a atenção ao paciente, mesmo após o tratamento, permite que ele possa ser fidelizado, voltando em futuras oportunidades ou recomendando seus serviços por meio de indicações a outras pessoas.
➡️ Programa de indicação para clínicas odontológicas: como aplicar?
Além disso, não deixe de ter à sua disposição algumas ferramentas de marketing e gestão odontológica que podem tornar o acompanhamento de vendas mais facilitado para você e sua secretária, como:
Para tornar sua rotina mais organizada, conte com a ajuda do Simples Dental. O maior software odontológico da América Latina auxilia no seu disparo de campanhas de follow-ups de forma prática e segura, além de ter uma área voltada para o acompanhamento de orçamentos em aberto.