A gestão de contas a receber é um processo de organização indispensável para você dentista, especialmente se está em busca de ter um fluxo de caixa mais equilibrado e se preza pela saúde financeira de sua clínica ou consultório odontológico.
Afinal, é por meio desse controle que você consegue prevenir situações de inadimplência com os seus pacientes, e assim, pode tomar decisões mais assertivas e seguras para o planejamento dos próximos passos de seu negócio.
Quer saber a melhor forma de gerenciar essas contas? Basta seguir com a leitura para conferir algumas dicas valiosas:
As contas a receber, na área da odontologia, podem ser consideradas qualquer transação monetária ou comercial que sua clínica receberá.
Ou seja, isso inclui tanto os tratamentos acordados em caráter particular com o paciente como também os pagamentos feitos por meio de convênios e de seguradoras de saúde, por exemplo.
Muitas vezes, na hora de organizar o fluxo de caixa, esses valores podem ser confundidos com as contas a pagar, como gastos como insumos e equipamentos e também despesas de serviços públicos, como energia e água.
E no dia a dia, o ideal para manter uma boa organização é saber equilibrar as contas a receber com as que precisam ser pagas, equilibrando os dois lados para tornar o ciclo de entrada e saída do dinheiro descomplicado.
Para que qualquer negócio mantenha a saúde financeira a longo prazo, é necessário ter sob controle o faturamento médio e as contas pagas em dia para evitar problemas judiciais.
E nesse sentido, saber administrar as contas a receber é uma etapa importante, visto que esse dinheiro será destinado de diferentes formas na sua clínica ou consultório odontológico.
Veja a seguir alguns motivos que comprovam a importância desse processo:
Ter um fluxo financeiro organizado permite que você possa lidar melhor com as finanças, além de otimizar o tempo que seria gasto com essa arrumação para outras demandas.
➡️ 7 dicas infalíveis para gerir as finanças do consultório
Com um acompanhamento contínuo das contas a receber, você também consegue ter uma visão mais estratégica sobre a longevidade do seu negócio.
Por exemplo, ao ver que o retorno financeiro está abaixo do esperado, você pode ajustar valores de futuros tratamentos, dentro das suas possibilidades. Ou então ao contrário, ao ver que o número de pacientes reduziu, pensar numa readequação dos preços.
➡️ 8 dicas para acertar na precificação de serviços odontológicos
Com a boa administração das contas a receber, também é possível pensar com mais clareza nos próximos passos que a sua clínica ou consultório odontológico poderá dar.
Por exemplo, optar por investimentos financeiros, por mudanças na infraestrutura do local, na compra de novos equipamentos e tecnologias, como scanners intraorais, anestesia eletrônica, entre outras possibilidades.
Por fim, a capacidade de analisar a taxa de inadimplência de forma mais próxima também é um motivo fundamental para organizar as contas a receber. Ao tomar as decisões com esse dado em mente, você conseguirá buscar pela recuperação de valores em aberto.
Agora que você já conhece as principais razões que um bom controle financeiro das contas a receber pode te oferecer, que tal colocar essa organização em prática? Confira as melhores estratégias para se adotar a seguir:
Em primeiro lugar, um dos pontos mais importantes para gerenciar da forma certa suas contas a receber é saber se comunicar com os seus pacientes.
A dica é encontrar soluções plausíveis para ambos os lados e fazer acordos claros e precisos com os devedores para que sua gestão fique mais organizada e com menos pendências em aberto.
Outro fator indispensável está em se assegurar diante de suas políticas de pagamento para tratamentos e consultas.
Ao estabelecer um contrato seguro desde o começo, você garante que terá respaldo contra possíveis ações judiciais por parte de pacientes devedores.
Se você se preocupa em arrumar tempo para gerenciar seu fluxo de caixa devido às diversas atividades no dia, uma opção é repassar essa demanda para um colaborador de sua confiança.
Com isso, seu papel fica mais na função de supervisão, estratégia e gerenciamento, para ver se o entra e sai das contas está de acordo com o esperado para a sua clínica ou consultório odontológico.
Seja de forma direta ou com auxílio de sua secretária, o monitoramento é uma prática que precisa se tornar uma rotina. Até porque, verificar a saúde financeira do seu negócio é vital para tomar decisões no dia a dia.
Para isso, você pode checar as suas contas a receber por meio de ferramentas de gestão financeira.
Dentre as opções mais robustas do mercado, é possível também fazer o disparo de campanhas de pagamento automatizadas e que enviem lembretes de pagamentos aos pacientes, por exemplo.
Algumas tecnologias também podem facilitar a organização das contas a receber na prática. É o caso de utilizar um software odontológico, por exemplo, que auxilia clínicas e consultórios em sua gestão diária, por meio de painéis de inteligência com dados das vendas e visão detalhada de receitas e despesas.
Para te auxiliar na administração do seu fluxo de caixa, nada melhor do que poder contar com o maior software odontológico da América Latina. O Simples Dental oferece as ferramentas perfeitas para sua gestão financeira, como: