Ter um controle financeiro empresarial é determinante para a saúde de clínicas e consultórios odontológicos, assim como em negócios de outros ramos e mercados.
Dentistas e profissionais da área odontológica, especificamente, sofrem com a falta de preparo na universidade sobre assuntos como empreendedorismo, gestão financeira, marketing e outras frentes tão importantes para manter uma empresa.É por isso que hoje vamos abordar quais os principais passos para ter um controle financeiro empresarial mais eficiente, dentista. Acompanhe.
Todo negócio precisa de um controle financeiro bem-feito para garantir sua longevidade e, por isso, é importante entender qual o conceito de saúde financeira. Dê uma olhada:
Levantamos os 4 passos essenciais para ter saúde financeira na gestão de clínicas e consultórios odontológicos, veja:
O planejamento é uma etapa fundamental para o negócio de forma geral, e especificamente para o controle financeiro empresarial, pois é neste momento que são definidas metas e objetivos de médio e longo prazo.
Além disso, é também nessa etapa que são estabelecidos quais indicadores precisarão ser monitorados para garantir que haja avanço e crescimento na gestão financeira da clínica ou consultório odontológico.
Acompanhar o fluxo de caixa de maneira próxima é bastante relevante quando o assunto é controle financeiro empresarial, pois é assim que o gestor consegue identificar tudo o que entra e o que sai do consultório.
E, por consequência, consegue também avaliar possíveis ajustes de caixa ao longo do tempo, olhando para custos fixos e variáveis da clínica odontológica versus metas e objetivos que foram definidos.
Ampliar as opções de pagamento pode ter um impacto significativo no fechamento de tratamentos particulares, já que esse é um dos critérios que os pacientes consideram ao buscar um orçamento odontológico.
Uma das formas de fazer isso é por meio do financiamento de tratamentos para pacientes. Você já ouviu falar nessa modalidade?
Trata-se de um sistema de análise de crédito e financiamento que vai liberar um empréstimo ao paciente e tornar o seu pagamento facilitado para que seja possível realizar tratamentos com maior valor agregado pagando em mais parcelas.
Para o dentista, a vantagem está em receber o valor total do tratamento à vista e conseguir fechar mais orçamentos.
Outro ponto de atenção para manter um controle financeiro empresarial em dia são os impostos que têm impacto direto sobre a capacidade de um negócio se manter lucrativo e saudável.
Pensando nisso, é imprescindível manter as questões fiscais em dia e observar qual o melhor regime tributário para sua clínica ou consultório odontológico, com benefícios de isenção fiscal, por exemplo, importante recurso para reduzir custos desnecessários.
➡️ Guia completo da Gestão de Consultório Odontológico: tudo o que você precisa saber!
A tecnologia é um facilitador de todos os processos de um negócio, inclusive para o controle financeiro empresarial de clínicas e consultórios odontológicos.
Alguns dos principais papéis da tecnologia para a gestão financeira envolvem a praticidade do acesso a alguns índices, como:
Para clínicas e consultórios odontológicos, os softwares focados em gestão odontológica são ideais, já que consideram necessidades específicas deste mercado.
➡️ Tecnologia na odontologia: por que é importante e quais ferramentas estão em alta
Somos o maior software odontológico da América Latina, e atualmente disponibilizamos ferramentas imprescindíveis para o controle financeiro empresarial de clínicas e consultórios odontológicos.
Algumas das funcionalidades principais são:
Além das ferramentas para gestão financeira, o Simples Dental possui também funcionalidades que vão contribuir com o agendamento de pacientes, automatização de confirmação de consultas, marketing odontológico e mais.
Comece pelo teste grátis e explore tudo o que podemos oferecer. São 7 dias e você nem precisa cadastrar o cartão de crédito!