7 estratégias de marketing odontológico que vão alavancar sua clínica

Artigo atualizado em agosto 17, 2023
estratégias de marketing odontológico que vão alavancar sua clínica

7 estratégias de marketing odontológico que vão alavancar sua clínica

Vem com a gente descobrir como alavancar sua clínica com essas 7 estratégias infalíveis de marketing odontológico e faturar muito mais!

Você não é daqueles dentistas que ficam de braços cruzados esperando o telefone tocar, certo? Ainda bem. Mas já usa todo o potencial  do marketing odontológico?

Pois mesmo os pacientes que já frequentam seu consultório terminam o tratamento e ficam algum tempo sem voltar, o que é normal. E como manter a sustentabilidade da clínica? Nesse meio tempo, é preciso garantir que mais pacientes venham para a agenda ficar sempre cheia e ver seus lucros crescerem. Então, prospectar novos clientes é tão fundamental quanto fidelizar os antigos. E é aí que entra o marketing odontológico, que nada mais é do que o uso das estratégias de marketing de forma voltada, especificamente, para a nossa área, odontologia. Essas estratégias ajudam os dentistas de diversas formas, atuando como um complemento – e uma divulgação – da sua expertise.

Se você já sonhou em ser considerado uma referência na área, não pode deixar esse sonho de lado. Porque não faltam formas de alavancar sua clínica com algumas estratégias fáceis de aplicar. Leia até o final que tem dica Bônus!

Por que usar as estratégias de marketing odontológico é tão importante?

O marketing é um conjunto de ações que permitem que você atraia as pessoas a partir  do valor  que você vai gerar ao seu público-alvo e em troca essas pessoas te pagam Uma troca bastante justa, não acha? 

Mas há muitas formas de conversar com seu paciente ideal, de trocar ideias, de apresentar seus serviços e produtos, de atrair para a sua clínica, de demonstrar seu conhecimento na área, de encantar com soluções diferentes, etc. E há vários benefícios nas estratégias de marketing odontológico.  Não abra mão de nenhum deles:

1 – Reconhecimento – Quando seu trabalho é bem divulgado e alguém vê um conteúdo sobre o seu trabalho, logo percebe o quanto você é capaz.

Você gera mais reconhecimento sobre a sua expertise não só entre clientes e pacientes em potencial, mas também entre os profissionais da sua área. Sua clínica ganha mais credibilidade no meio.

Mas sabia que um atendimento diferenciado também faz parte do marketing odontológico? Afinal, nada como um bom boca a boca de sucesso para gerar muitas indicações e lotar sua agenda!

2 – Captação de pacientes – Não basta montar um consultório e achar que  que os pacientes entrem entrem sozinhos, concorda? É preciso uma boa divulgação

Boas estratégias focam no seu público-alvo e faz com que suas ações cheguem exatamente em quem precisa.

Então também dessa forma você aumenta a captação de pacientes  gerando mais oportunidades de fechar orçamentos.

3 – Mais vendas – Olha, acabamos de falar nisso. Com mais oportunidades geradas, mais vendas são fechadas

Sua clínica vai se tornando cada vez mais conhecida, você se torna referência, mais pessoas buscam seus serviços e cada vez mais você transforma agendamentos em vendas. 

4 – Diferencial estratégico – Ao usar as estratégias de marketing odontológico, você não apenas está divulgando seu consultório, mas criando uma imagem, construindo um valor de marca

O dentista que desenvolve uma comunicação tão integrada com seu público, que acaba criando um relacionamento. E se firma em seu inconsciente como referência – criando diferenciais que aumentam a preferência das pessoas pela sua clínica e seus serviços.

5 – Menos riscos  – Sabia que no marketing odontológico tudo pode ser analisado e medido? Então assim você sabe o que está funcionando e não deve ser mexido, onde está errando e/ou o que precisa ser melhor trabalhado.

Com isso, também, o dentista pode observar as oscilações de movimento da clínica e fazer um planejamento estratégico para os períodos mais calmos.

Dessa forma, sua clínica diminuiu os riscos e se torna menos sujeito às crises que acontecem e à própria sazonalidade. Você pode criar campanhas mais eficientes de acordo com o momento e manter seu consultório sempre em evidência.

Desse jeito, as chances de perder pacientes são bem menores. E, mesmo que isso aconteça, fica mais fácil atrair outros.

7 Estratégias para alavancar sua clínica

Agora que você já sabe o que é e alguns dos benefícios do marketing odontológico, é a hora de arregaçar as mangas e montar suas estratégias. Hoje eu vou mostrar sete delas, mas há muitas outras. E você pode adotá-las separadamente ou de forma combinada, integrando ações que geram ainda mais resultados.

1 – Marketing Digital

Um dos principais motivos para usar o marketing odontológico é porque ele te leva onde os seus pacientes ideais estão. E hoje em dia a grande maioria está na internet, não tem jeito. 

Se você reparar bem, as pessoas estão a maior parte do tempo online. Seja trabalhando, seja pesquisando um imóvel, comprando comida, conversando com os amigos, pedindo um carro, lendo notícias, olhando o trânsito, buscando promoções, dicas de beleza…

Inclusive pesquisando dentistas e procedimentos estéticos, como botox, harmonização facial, fios de PDO, estimuladores de colágeno e por aí vai. 

Então imagine se nessa busca ela se depara com uma campanha, um post sobre a sua clínica ou o depoimento de um paciente seu? O marketing odontológico digital faz isso acontecer usando vários canais online, com métricas que permitem uma análise dos resultados em tempo real.

São muitas as possibilidades, como as produções de conteúdo, e-mails, postagens nas redes sociais, SEO (Otimização para Motores de Busca), CRO (Otimização de Conversão), etc.

2 – Marketing de Conteúdo

É quando você faz a produção de conteúdo relevante, entregando soluções sem promover a sua clínica diretamente. É uma grande geradora de autoridade, mostrando a sua expertise, mas também a sua empatia com os principais problemas do seu paciente ideal.

E você pode investir em vários formatos de conteúdo simultaneamente, como blogs, redes sociais, e-mails, vídeos, WhatsApp, etc. Mas não basta escrever, tem que haver toda uma estratégia voltada para atingir quem realmente importa, como linguagem, palavras-chave, SEO, personas, etc.

3 – Marketing Pessoal e Humanizado 

Aqui, a estratégia é aumentar seu valor pessoal, para que a sua imagem seja positiva, ressaltando seus pontos fortes da sua personalidade e como profissional. 

Por outro lado, é preciso também humanizar o atendimento, se aproximando mais do seu paciente ideal. E a tecnologia é perfeita para aumentar essa conexão através de mensagens diretas (SMS, WhatsApp), por exemplo. Você melhora a experiência do paciente e se torna o coração por trás da marca.

4 – Marketing de Produto

Tem um novo produto (lançamento) ou quer reforçar um nicho? Aqui o marketing odontológico vai criar condições de conectar o produto com seu público ideal, criando mensagens específicas, desenvolvendo diferenciais competitivos, alinhando estratégias de vendas, etc.

5 – Marketing Inbound

É o marketing de envolvimento, explorando os canais online (blogs, redes sociais, busca no Google) para gerar valor para o público-alvo e fazer sua clínica ser encontrada. Ou seja, é o seu paciente ideal, atraído e encantado, que chega espontaneamente ao seu consultório através de um interesse genuíno

É uma estratégia que pode fazer seu paciente ideal perceber, pela primeira vez, que precisa de um procedimento que você oferece, por exemplo, mesmo que não conhecesse ou tivesse se dado conta disso anteriormente. 

6 – Marketing Outbound

Sabe as estratégias tradicionais de marketing? Hoje elas são chamadas de Outbound, justamente por serem o oposto do Inbound. Ela não chega a gerar um interesse genuíno porque a ideia é ir atrás do paciente, do seu consumidor – e não fazer ele ir até você, como no Inbound. Mas serve como complemento estratégico

Antigamente estavam muito nos anúncios das revistas, nos intervalos das novelas e jornais de TV. Hoje em dia também estão online, como quando um vídeo do Youtube é interrompido para passar um anúncio. Pode ser também um cartão ou flyer que você faz para deixar em empresas parceiras que aceitam ajudar na divulgação da sua clínica. É um investimento mais caro e precisa ser muito bem planejado.

7 – Endomarketing

Agora é a hora de olhar para o próprio umbigo e fazer um marketing interno, com sua equipe (mesmo que seja apenas sua secretária). A ideia da estratégia é entender cada um dos seus colaboradores e compreender o que é preciso para que tenham um desempenho melhor. 

É uma forma de melhorar o ambiente de trabalho, a motivação do profissional e, consequentemente, a produtividade e o atendimento.

Entenda como o Simples Dental pode te ajudar

Viu quantas possibilidades e benefícios você, dentista, pode ter para a sua clínica com o marketing odontológico? E nem precisa ser especialista para aproveitar muitas vantagens, basta ter o software online certo

O Simples Dental foi elaborado por um dentista, um designer e desenvolvedores, que sabem bem como é a rotina corrida no consultório. Por isso o software foi pensado para ser completo, mas simples e muito fácil de usar. Inclusive com uma ferramenta de Marketing e Vendas para Dentistas que vai ajudar você a transformar seus orçamentos em vendas muito mais rapidamente.

E você ainda conta com prontuário digital, agenda integrada online, assinatura eletrônica, odontograma digital e muito mais para deixar seu dia a dia mais leve e mais lucrativo.

Tudo mais fácil e integrado, fazendo  a sua clínica crescer

Pronto para alavancar sua clínica de uma forma fácil e eficiente? O Simples Dental é o maior e mais completo software odontológico da América Latina, com mais de 60 mil usuários. Indiscutivelmente o melhor.

Vem conversar com a gente, testar gratuitamente.

Explore artigos:

Assine nossa newsletter

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Confirmação de consultas: 5 dicas para diminuir ausência de pacientes

Confirmação de consultas: 5 dicas para diminu...

Veja como otimizar a confirmação de consultas em 5 passos e evitar horários ocio...

Organização financeira para dentistas: 7 dicas infalíveis (+1 Bônus)

Organização financeira para dentistas: 7 dica...

Com essas 7 dicas você vai melhorar as finanças do seu consultório e multiplicar...